how to raise a child

Primeiro que não existe regra e esse texto não é uma cagação de regra, é a minha visão e a minha OPINIÃO. Todas as verdades contidas neste texto são as minhas verdades e eu não espero que elas se apliquem a outras pessoas porque é saudável e bem comum sermos e pensarmos de maneira diferente. Segundo que esse texto ´é baseado na minha experiência como mãe, entre erros e acertos e algumas pedrinhas no caminho.

Renato é uma criança de 7 anos que é um excelente aluno e uma criança extremamente carinhoso e até tímida as vezes. Muito já se passou até chegarmos neste ponto onde ele já tem até uma certa autonomia e a jornada foi mais longa que parece. Dos seus 7 anos de vida eu passei 1 ano e meio longe e ainda me dói pensar em algumas situações mas eu não me arrependo. Eu fiz o melhor para nosso futuro naquela época e eu confio bastante, até hoje, nas mãos as quais eu o deixei na minha falta.

Acontece que eu sou uma pessoa meio eu. Eu vivo abarrotada de livro e valorizo coisas bem pontuais como o conhecimento e eventualmente vivo abarrotada de livro na cama. Eu gosto de conversar profundas, mesmo que com um menino de 7 anos, e gosto de ver como ele é quando criança. A verdade é que eu adoro o fato de que na medido do possível eu consegui deixar Renato ser criança por muito tempo, no sentido de gostar de coisas de criança e pensar de maneira menos agressiva. Eu sempre critiquei essa maturidade precoce que se faz uma verdade bem profunda entre nossas crianças e eu luto o máximo possível contra isso.

A última discussão a cerca de Renato se deu porque ele gosta de uma menina na escola. Esse fato, que a princípio eu achei bem engraçado e conversei com ele sobre inclusive, começou a tomar proporções mais sérias quando ele começou a se sentar do lado dela na escola e isso desencadeou uma reclamação na escola porque ele estava conversando demais. Eu nunca proibi Renato de gostar da colega de classe, até porque eu não tenho esse poder, mas eu conversei com ele e expliquei que crianças de 7 anos não namoram. E que é bem legal ele achar ela linda (e ele acha) e todas as coisas bonitinhas que ele pensa sobre ela, mas que na idade dele isso não poderia ser algo além disso. Porque isso não é coisa de criança.

Entre os mil comentários que eu ouvi, sejam eles homofóbicos ou machistas, muitos me deixaram bem chateada. É algo que parece bem claro na minha vida quando eu digo pra Renato que ele não pode namorar com 7 anos de idade. Isso nada tem a ver com a menina e nem com afirmação sexual de uma criança de 7 anos, tem a ver com ele não ter maturidade suficiente para entender o que é namorar e todas as coisas que isso implica. Eu sei que ele vai beijar na boca um dia e ter uma namorada, o que eu luto é para que isso aconteça no tempo dele e não numa situação onde ele se vê empurrado para algo que ele mal consegue colocar em palavras.

É realmente triste eu ter que explicar tudo isso para ADULTOS.

Leave a comment